O que diferencia o serviço de armazenagem da estocagem?
Um dos grandes problemas envolvendo um trabalho de logística é não compreender a real função da armazenagem em todo a cadeia de produção e distribuição de qualquer mercadoria.
Isto se deve, em grande parte, por muitos profissionais não terem a real dimensão desta parte do processo, a acabam simplificando uma área de grande importância para a boa execução de um projeto de logística.
A armazenagem é, por vezes, encarada como o simples estoque de mercadorias em um local apropriado. Esta visão é, no entanto, uma simplificação da real complexidade que envolve o armazenamento. Produtos possuem aspectos muito específicos que demandam estratégias singulares de armazenagem.
Condições essenciais de manutenção, como resfriamento, acomodações especiais para mercadorias frágeis e outros aspectos são parte de um trabalho de estocagem. Este campo lida com quais são as questões primárias do trabalho, principalmente ao.
Enquanto isso, a armazenagem é um conceito amplo. Este define estratégias de localização geográfica dos produtos por todo o país, considera a demanda por cada produto específico na hora de desenhar o espaço mais eficiente de um armazém, e consegue levantar dados suficientes para projetar o futuro produtivo da cadeia.
Assim, percebe-se que a armazenagem acaba por ter uma função estratégica no trabalho que é muito mais central que o simples trabalho de estocagem. Este também é de grande importância para a cadeia, de maneira prática, e nutre a armazenagem com informações importantes para o trabalho, de maneira integral.