E-commerce dispara em crescimento nos primeiros meses de 2020
O comércio digital nunca esteve tão aquecido no Brasil. De acordo com pesquisa realizada pela Nuvemshop, o setor registrou recordes de consumo nos primeiros meses do ano em relação aos dados relativos aos anos anteriores.
Em Março, por exemplo, foi computado um aumento de 175% nas vendas digitais no país, comparando ao mesmo período de 2019. Alguns períodos registraram picos até 3,5 vezes maiores que o da Black Friday: a principal data de vendas deste segmento durante todo o ano.
O crescimento do setor está diretamente ligado a implantação dos períodos de quarentena nos grandes centros brasileiros. O receio de frequentar locais públicos, com ampla circulação de pessoas, é um argumento atrelado ao fenômeno, em adição.
O grande passo dado pelo e-commerce neste cenário é a quebra da desconfiança de muitos consumidores em relação a compra online. Por mais que o Brasil possa ser considerado um país cuja população adotou cedo as práticas de consumo digital, os números ainda são pequenos, representando principalmente nichos de mercado.
A necessidade repentina dos consumidores por uma solução de compra digital pode ter sido a resposta para esta barreira. A estrutura do e-commerce brasileira demonstrou competência em atender a este crescimento significante. O aumento se deu em diversas áreas do consumo, desde eletrônicos e eletrodomésticos até as compras de supermercado.
Esta pode ser uma perspectiva animadora para o segmento de comércio digital no país. Existem grandes desafios de infraestrutura a serem resolvidos para tornarmos o serviço ainda mais eficiente, o que elevaria de forma significativa a relevância deste mercado no Brasil.