O que é a integração logística e qual é seu papel na eficiência de uma cadeia produtiva?
Quando pensamos no que é o serviço logístico, nos vêm à cabeça um trabalho que interconecta diversos pontos de uma produção. Por isso, trata-se de uma complexa cadeia de tarefas, dependentes entre si e que irão ter, como resultado final, a mercadoria sendo entregue de maneira eficiente, seja em lojas, ao consumidor final, ou mesmo para exportação.
Este processo, de essencial eficácia em qualquer produção, requer uma grande qualidade de gestão. O time profissional envolvido deve ter uma grande noção de integração logística: um conceito que baseia a administração eficiente de qualquer projeto nesta área.
Um profissional com bom conhecimento de integração logística irá interpretar o projeto não só como uma tarefa pragmática, mas como o núcleo estratégico de uma cadeia produtiva. Entender aspectos como as informações geradas pelo demanda de consumo, as característica da mercadoria em específico, o trajeto que é feito cotidianamente na movimentação de cargas, entre diversos outros, é essencial.
A integração logística se caracteriza por demandar uma visão ampla e integralizada de todas as etapas da produção. Seu objetivo é também interpretar como cada tarefa influência em outras, e o quanto sua execução eficiente impacta o processo como um todo.
O encarregado de implantar a integração logística também deve ter soluções alternativas caso problemas aconteçam. Sua função também passa por entender quais são as decisões prioritárias, e como remanejar partes do trabalho quando for necessário.
Utilizar-se de um pensamento estratégico e panorâmico quanto a gestão de trabalhos logísticos é uma maneira muito eficiente de garantir a qualidade do serviço como um todo. A execução de tarefas ganha um corpo único e focado nos objetivos centrais do trabalho.