As Aplicações de Inteligência Artificial no Processo Logístico

 em Blog

Sabemos que o campo logístico tem sido transformado pelo desenvolvimento tecnológico que vemos em prática em diversos mercados internacionais. O processos são cada vez mais ricos de informação e sendo automatizados em grandes detalhes. 

E dentro de alguns anos, veremos ainda mais ferramentais tecnológicos sendo aplicados em contextos mercadológicos de maneira muito eficiente. Um deles é a inteligência artificial (AI): muito debatida por seu potencial prático incrível, esta tecnologia tende a levar o nosso modo de vida à paradigmas antes impensáveis. 

Dentro da logística, é possível refletir nos impactos que a inteligência artificial trará como vetor do planejamento e também da operação em termos prático. Em primeiro lugar, se tornará mais fácil de se mapear todos os eventuais contratempos em um plano logístico. Isto se deve a capacidade destes sistemas de processar grandes quantidades de dados,  sendo possível dar um panorama completo em casos complexos. 

Há também o aspecto da automação de tarefas que a AI pode trazer. Este é um prognóstico presente em diversas indústrias e mercados por todo o mundo: a inteligência artificial tende a automatizar uma série de processos complexos. Nós já vemos isto com a utilização de robôs na logística dos estoques da Amazon, nos Estados Unidos, e no transporte de não-tripulado de entregas. 

Dentro de um sistema central que controle estas operações, os níveis de eficiência, e consequentemente resultarão em uma nova dinâmica os processos, tanto em termos econômicos quanto no tempo de execução de cada projeto. Isto resultará em um novo paradigma do mercado, baseado nesta nova relação com o ambiente digital.

Postagens Recomendadas