Quais são os Sintomas de um Estoque Mal Gerido?
Quais são os Sintomas de um Estoque Mal Gerido?
A gestão dos produtos em estoque é um dos principais pontos a ser abordados por quem gerencia o trabalho de logística. Os números apresentados neste tipo de análise diz muito sobre o funcionamento desta importante área de serviço — principalmente quando ela está sendo mal gerido.
Um dos grandes sintomas de um estoque mal gerido é um fluxo desregulado de produtos. Mercadorias com grande apelo apresentam uma demanda alta, inclusive tendo falta no estoque, enquanto produtos de baixa demanda sobram nas prateleiras. Este cenário está presente em muitos estoques de varejo, e representa uma perda significativa de dinheiro para os gestores.
Também faz parte desta má-gestão uma grande taxa de mercadorias avariadas. Seja pelo clima, por descaso de equipes ou por fragilidade, os danos normalmente podem ser corrigidos. Não serão completamente erradicados, mas suas causas podem ser neutralizadas.
Por último, está a desorganização. Um estoque sem controle da localização das mercadorias tende a se tornar cada vez mais ineficiente, e perda de tempo, neste mercado, é também perda retorno em investimento. Organização é primordial em serviços de armazenagem e gestão de estoque.
Atualmente, as tecnologias permitem que estes problemas sejam corrigidos com pouco esforço humano. É importante investir em processos de automação e aplicação de dados provenientes de business intelligence para gerar melhores resultados. Além disso, evidentemente, uma boa equipe de gestão trará práticas profissionais ao serviço.