Pesquisa aponta que fraudes ainda preocupam empresas que apostam no e-commerce
62% das empresas desejam aumentar investimento para combate às fraudes.
De acordo com um estudo da ClearSale, empresa especializada em soluções antifraudes, as tentativas de golpes no e-commerce aumentam 83,7% no 1º trimestre de 2021. O dado alarmante preocupa 62% dos empresários entrevistados em outro estudo, desta vez da Experian. Segundo informações da Pesquisa Global de Fraude e Identidade, mais da metade dos executivos que contam com negócios online pretendem aumentar os investimentos em soluções de segurança para combater o crescimento dos golpes virtuais.
Ainda segundo informações da pesquisa, os empresários brasileiros participantes do estudo revelaram que, além da contratação de serviços especializados, pretendem também investir em soluções internas. Já considerando dados globais da pesquisa realizada pela Experian, que contou com a participação de empresas de dez países – da América do Norte, América Latina, Europa e Ásia-Pacífico – o principal objetivo dos responsáveis pelos e-commerces é o investimento em inteligência artificial é advanced analytics.
No entanto, há uma diferença crucial entre consumidores brasileiros, estadunidenses e ingleses que participaram do estudo: enquanto no Brasil o foco está nas fraudes – principalmente no risco de clonagem de dados do cartão de crédito utilizado nas compras virtuais – nos Estados Unidos, os consumidores estão mais preocupados em relação ao desrespeito da privacidade e uso de dados, enquanto, na Inglaterra, as principais preocupações de quem consome em e-commerces são com as fake news e propagandas falsas.