Lucro das companhias de carga rodoviária aumentou 15%, diz Confederação Nacional do Transporte (CNT)
Segundo Abralog, falta de investimento, principalmente em forma de capital privado externo, vai na contramão das boas notícias.
A pandemia do novo coronavírus impactou negativamente vários setores do comércio, mas as vendas online viajaram na contramão e registraram bons índices desde o início da quarentena. Pegando carona no aumento das vendas em e-commerces, as companhias de carga rodoviária registraram um aumento de 15% de lucro em 2020, na comparação em 2019, de acordo com um levantamento da Confederação Nacional do Transporte (CNT), órgão que reúne 155 mil empresas do setor, sendo mais de 90% no segmento rodoviário.
De acordo com o presidente da CNT, Vander Costa, “o lucro médio das companhias de carga rodoviária aumentou 15% em relação a 2019. E o movimento em fevereiro deste ano já foi 4% maior do que o de fevereiro de 2020, quando ainda não tínhamos a pandemia”. Ainda segundo o executivo, por outro lado, o segmento de turismo foi um dos mais afetados pela pandemia.
“No caso do transporte de passageiros, porém, ocorreu o oposto, com prejuízo generalizado”, afirmou. Em seguida, Vander Costa lamentou a baixa adesão de investidores em leilões para concessão de ativos logísticos.
“Não conseguimos fazer nem o leilão da nova Via Dutra, que é a joia da coroa das rodovias”, disse Vander, em opinião dividida pelo presidente da Associação Brasileira de Logística (Abralog), Pedro Moreira, ao informar que “a grande expectativa pela participação do capital privado, principalmente externo, ainda não se realizou”, disse.