Medidas de isolamento contra Covid-19 não impactam atuação do setor logístico
De acordo com diretor de negócios do Condomínio de Negócios (Cone), previsão para a logística em 2021 é otimista.
A pandemia do novo coronavírus provocou diversas mudanças no mundo inteiro. O modo de consumo mudou e o E-Commerce se consolidou como um meio de compras tão relevante quanto o varejo presencial, já que as lojas precisaram se reinventar para combater a crise econômica. E outro setor impactado diretamente por esse aumento de vendas online foi o de logística.precisou se estruturar e trabalhar com prazos mais curtos, já que o comércio eletrônico, que depende diretamente, apresentou um forte crescimento em 2020, que precisou de uma forte reestruturação para atender os pedidos em e-commerces em aumento de volume e diminuição de prazo de entrega.
Essa mudança foi essencial para que o setor de logística pudesse atender ao crescimento de 75% nas vendas do e-commerce em 2020, segundo dados da Mastercard SpendingPulse. Em entrevista ao portal E-Commerce Brasil, o diretor de negócios do Condomínio de Negócios (Cone), Fernando Perez, se mostrou otimista em relação a 2021 já que, o setor logístico aprendeu com as lições deixadas por 2020, mas avaliou que o cenário também pode se mostrar incerto em relação ao preço do combustíveis.
“A expectativa agora está no avanço da vacinação, sabemos que o impacto da não vai acontecer logo, mas a expectativa é que do segundo semestre até o fim do ano tenha recuperação. Esperamos um impacto internacional sobre o petróleo e dólar, para um melhor custo dos insumos”, afirmou o executivo. Vale ressaltar que, de acordo com um estudo da E-bit|Nielsen, especialista em mensuração e análise de dados, as vendas online tendem a continuar em crescimento em 2021, podendo chegar em +26%.