Em 2021, pequenas e médias empresas já aumentaram o faturamento em 225%
Estudo da Nuvemshop mostra primeiro trimestre promissor em relação ao mesmo período do ano passado.
Um estudo da Nuvemshop mostrou um cenário animador para a Economia brasileira, ao menos ao que compete à estrutura das pequenas e médias empresas (PMEs) no comércio virtual. De acordo com os dados da pesquisa, somente nos primeiros três meses do ano, os micro e médios empreendedores movimentaram mais de R$ 462 milhões em compras online no período, o que equivale a um aumento de 225% no faturamento na comparação aos R$ 142 milhões movimentados no primeiro trimestre de 2020.
Com o relativo aumento de casos de Covid-19 no país, mesmo após o início da vacinação, a iminência de novos fechamentos de lojas físicas – de maneira temporária para a contenção da circulação do vírus – somente ressalta a importância do comércio online para as pequenos e médias empresas. De acordo com Alejandro Vázquez, co-fundador da Nuvemshop, os dados da pesquisa apontam o grande potencial do e-commerce em gerar números positivos para a Economia.
“A alta nas vendas do e-commerce registrada no início deste ano mostra uma tendência de crescimento observada desde o segundo trimestre de 2020, um reflexo da necessidade da migração de muitos lojistas para o online, ou mesmo por conta daqueles que precisaram empreender para gerar renda extra para suas famílias”, explicou o executivo, que se mostrou otimista para os próximos meses.
“O número de novos lojistas e também de consumidores que passaram a comprar pela internet fez com que a penetração do e-commerce no varejo dobrasse de 5% para 10% em menos de um ano. E esse número irá crescer ainda mais nos próximos meses”, afirmou Alejandro, inspirado no aumento de 244% no volume de pedidos registrados no primeiro trimestre deste ano, que representa um salto de 620 mil, no ano anterior, para 2 milhões de registros.