Com crescimento acelerado de vendas online, WhatsApp se torna essencial para atendimento aos clientes
De acordo com uma pesquisa da Hi Platform, chatbots também estão em alta.
Vendas online nunca estiveram tão em alta quanto agora. Principalmente por conta do isolamento social imposto pela pandemia do novo coronavírus, que fechou temporariamente estabelecimentos e estimulou a compra remota. E, com isso, aumentaram também as opções de compras para os clientes, que precisam, cada vez mais, de um diferencial para escolher o E-Commerce onde efetuará a transação. E, de acordo com uma pesquisa divulgada pela Hi Platform, o WhatsApp é o canal mais considerado pelos consumidores em relação ao relacionamento com as empresas.
Segundo o levantamento “A importância dos diferentes canais na relação com o consumidor”, estudo feito com clientes de mais de 300 empresas, em primeiro lugar o aplicativo de mensagens é fundamental para tirar dúvidas durante a compra, opinião compartilhada por 71% dos entrevistados. Ainda entre os principais motivos de compras virtuais, 69% dos participantes afirmaram utilizar o WhatsApp para comunicação relacionada ao pós-venda.
O estudo aponta ainda que as empresas vêm investindo em chatbots, forma automática e interativa de resposta aos clientes. A pesquisa mostra que 28% das empresas pretendem adotar a mecânica nos próximos 12 meses, enquanto 14% já utilizam o chatbot. O formato de FAQ já é adotado por 37% dos empresários, enquanto 14% pretende adotá-lo, no período de um ano. Por último, a Unidade de resposta audível (URA), já é utilizada por 37% das empresas e será adotada por outras 10%.