Lojas virtuais alcançaram cerca de 20 bilhões de acesso durante a pandemia
Relatório Setores do E-commerce no Brasil comprova mudança de comportamento dos consumidores.
2020 foi o melhor ano da história do E-Commerce brasileiro. O isolamento social imposto pela pandemia do novo coronavírus, que resultou no fechamento de lojas físicas, acelerou o processo de migração de consumidores mais conservadores – e que exclusivamente compravam de forma presencial – para que, enfim, passassem a experimentar a modalidade online de vendas. Com isso, as lojas virtuais brasileiras atingiram a incrível marca de cerca de 20 bilhões de acessos ao longo de 2020, de acordo com o Relatório Setores do E-commerce no Brasil, produzido pela consultoria Conversion.
Em um levantamento que analisou os 217 maiores sites de vendas, divididos em 15 setores, comprovou-se que 13 deles apresentaram real aumento de visitas nos últimos 12 meses, representando um aumento de 34% nas visitas totais, comparando com os dados de 2019, o que totalizou 19,74 bilhões de acessos. Entre os destaques, estão Comidas & Bebidas (91,20%), Moda & Acessórios (82,10%), Pet (73,20%) e Farmácia & Saúde (64,10%). Enquanto isso, as únicas categorias que apresentaram quedas foram as de Turismo (-27%) e Infantil (-11%). E nem mesmo a reabertura das lojas físicas vai diminuir o interesse do consumidor pelas compras online, de acordo com o CEO da Conversion, Diego Ivo.
“Enquanto as lojas de rua e shopping centers estão reabrindo gradativa e intermitente no Brasil, o e-commerce não para de crescer e mudou para sempre o hábito de compras do consumidor. Prova disso é que, mesmo com a reabertura do varejo físico, o comércio eletrônico tem registrado recordes constantes, consolidando-se como o principal canal de vendas no país”, ressaltou o executivo da consultoria responsável pelo estudo.
Ainda de acordo com o Relatório Setores do E-commerce no Brasil, 10 dos 15 setores analisados apresentaram mais de 20% de aumento no YoY (Year over Year), com destaque para Farmácia & Saúde (90,42%), Pet (75,38%), Comidas & Bebidas (74,07%) e Casa & Móveis (61,21%). Entre os meses, destaque para novembro (2.18 bilhões de acessos), capitaneado pelo Black Friday, seguido por dezembro e o Natal (1.89) e maio, mês das Mães (1.82).