E-Commerce rendeu R$ 1.3 bilhão em vendas para pequenas e médias
Levantamento da Nuvemshop apontou aumento de 166% no faturamento de PMEs em 2020.
R$1.3 bilhão. Esse incrível faturamento (Gross Merchandise Volume, ou, em livre tradução, Volume Bruto de Mercadoria) de dez dígitos foi o registrado por pequenas e médias empresas (PMEs) brasileiras em um dos períodos mais desafiadores para a economia nos últimos anos. A pesquisa, feita pela Nuvemshop, apontou que as PMEs – alavancadas pela potência do e-commerce em tempos de isolamento social por conta da pandemia do novo coronavírus – registrou o aumento de 166% em relação a 2019.
A pesquisa, que utilizou um consistente banco de dados da empresa, calculou o faturamento de nada menos do que 70 mil lojas online na América Latina e chegou a outro incrível dado: o volume de pedidos online triplicou, passando de 2 milhões em 2019 para 6 milhões em 2020. Por categoria, o setor de modas lidera a lista de vendas de pequenas e médias empresas com mais de 2,3 milhões de pedidos (+227% em relação ao ano anterior), seguido por acessórios (+151%), Saúde & Beleza (+112%), Comidas & Bebidas (+382%) e Casa & Jardim (+183%).
Por região, o Sudeste brasileiro lidera o ranking de vendas com, nada menos que, um faturamento 101% superior a 2019, passando de R$271 milhões para R$545 milhões, seguido pelo Sul, que ocupa a segunda posição na lista com aumento do valor de transações em 94%. No entanto, vale ressaltar que as regiões que mais aumentaram o faturamento em 2020 foram o Nordeste (+122%), seguido pelo Norte (+115%) e Centro-Oeste (+103%), o que representa uma tendência de expansão do e-commerce pelo país.