Vendas por apps cresce vem crescendo no Brasil
Pesquisa da AppsFlyer analisou os 70 aplicativos mais famosos do país.
2020 foi, definitivamente, o ano das compras onlines. Mesmo com o fim das medidas de isolamento que fecharam lojas e shoppings de rua em meados do ano – por conta da pandemia do novo coronavírus – as transações virtuais seguiram fortes até o último mês do ano. E um dado importante se refere a um maior interesse do público em realizar compras a partir de aplicativos. Para se ter uma ideia, de acordo com um estudo divulgado pela AppsFlyer, foram nada mais nada menos do que 45 milhões de instalações somente no mês de novembro, principalmente no período da Black Friday.
Vale ressaltar que a base de informações utilizadas pela AppsFlyer considerou apenas os 70 principais aplicativos de e-commerce do Brasil. No comparativo com outros países avaliados, o país ficou em primeiro lugar no número de downloads, superando em 50% a mais o número de instalações dos 70 principais aplicativos de compras dos Estados Unidos, por exemplo, que ocupa o segundo lugar na lista com cerca de 30 milhões de apps de compras instalados no mesmo período.
Mas se engana quem pensa que esses 45 milhões de instalações no Brasil foram o ponto alto do ano. No auge do período de isolamento social, em junho, os brasileiros foram responsáveis pela maior taxa de crescimento no número de downloads de aplicativos de compras em todo o planeta. Foram 55% a mais de instalações, em comparação ao período pré-pandemia. Ainda segundo informações da AppsFlyer, em julho, o crescimento de investimento em publicidade para apps, pegando carona nesse crescimento, subiu em 50% – no comparativo com 2019. O aumento da receita foi de 103% a mais entre janeiro e novembro (no comparativo entre 2019 e 2020).