Pela primeira vez, vendas online superaram lojas físicas na Black Friday
Ainda de acordo com pesquisa do Itaú Unibanco, compras com cartão virtual cresceram 153%.
2020 é, definitivamente, o ano das transações virtuais. Em um ano marcado pela pandemia do novo coronavírus e, consequentemente, por um grande período de isolamento social, as vendas online superaram, pela primeira vez, as transações em lojas físicas durante a Black Friday, uma das datas mais importantes do varejo. As informações são de uma pesquisa realizada pelo Itaú Unibanco: 50,4% do volume total de transações foram feitas de forma online, o que representa um crescimento de 12,9% em comparação ao mesmo período do ano passado.
Quatro setores foram os responsáveis pelo crescimento das vendas online: o primeiro foi o de restaurantes, com alta de 88% nas vendas, em comparação à mesma data em 2019; em seguida vendas de materiais de construção receberam um aumento de 63%; seguido por compras referentes a drogarias e cosméticos, com alta de 37% e, por último, em lojas de departamento, com vendas 31% superiores.
Já de acordo com informações do Ebit/Nielsen, entre quinta e domingo, datas em que sites antecipam e estendem a Black Friday, foram computados R$ 5,5 bilhões de vendas online.
Voltando ao setor de vendas online, destaque também para a Cyber Monday, data direcionada exclusivamente aos e-commerces no pós Black Friday: a modalidade registrou um aumento de 8,5% no faturamento, em comparação com a mesma data em 2019. Já falando em forma de pagamento, os cartões virtuais também têm destaque nos dados do estudo, já que houve aumento de 153% em transações nesta modalidade de pagamento.