PIX faz sucesso durante compras da Black Friday
Segundo dados do Banco Central, sistema já registrou mais de 43 milhões de transações.
De acordo com informações do Banco Central, o PIX é um verdadeiro sucesso. Isto porque a forma de pagamento e transferências instantâneas atingiu a incrível marca de 100 milhões de chaves registradas em menos de um mês, desde o seu lançamento em 16 de novembro. E o recorde de transações não poderia ser outro: na Black Friday. No dia 27 de novembro, o PIX atingiu o maior volume financeiro desde o seu lançamento. Foram, nada mais nada menos que, 3.3 bilhões de reais em transações na data mais importante para o varejo.
Para isso, foram feitas mais de três milhões de transações com o PIX, somente na data. Ainda de acordo com as últimas informações do Banco Central, até o começo de dezembro foram realizadas 43 milhões de transações, que foram responsáveis pela movimentação de R$ 40,5 bilhões. Gratuito, até o momento, as chaves PIX foram registradas por mais de 40 milhões de pessoas físicas – que podem abrir até 5 contas, cada – somadas a mais de 2,5 milhões de empresas – que podem registrar até 20 chaves PIX por conta.
Mas o que é o PIX? Apesar do nome representar um conceito de tecnologia, transação e pixel, o PIX não é uma sigla. PIX é uma chave que deve ser previamente cadastrada, em um banco ou instituição financeira, para identificar contas correntes e poupanças no recebimento, pagamento ou transferência de valores. Existem 3 maneiras de registrar uma chave no PIX: utilizando os números do seu CPF (pessoas) ou do CNPJ (empresas), bem como o registro de um e-mail, número de celular e, por último, por uma chave aleatória – para usuários que não queiram vincular seus dados pessoais.