Pesquisa da FIS aponta que pagamento em tempo real cresceu 50% desde 2019
De acordo com estudo, valor de transações cresceu em 11%.
O Brasil atingiu um patamar elevado no sistema de transações em tempo real, com o lançamento do Pix, se aproximando de países como a China, Índia e Austrália, em termos de pagamentos instantâneos. Somado à novidade, a grande incidência da pandemia do novo coronavírus no país fez com que as agências físicas fechassem, em cumprimento ao isolamento social, e impulsionou o desejo de realizar movimentações eletrônicas.
No entanto, a chave eletrônica recém chegada aos consumidores brasileiros é só a cereja de um bolo que começou a ganhar forma em maio de 2019, com a maior procura, espontânea, por pagamentos digitais – e que, até abril de 2020, havia crescido em 50% em relação ao mesmo período de 2018. Além disso, de acordo com uma pesquisa da FIS B2C e E-Commerce: o Brasil registra uma média diária de 3,8 milhões de transações e movimenta, por dia, uma média de R$ 24,2 bilhões. Esse valor é referente ao crescimento de 11% em relação a 2019.
Ainda segundo o estudo, a Índia ocupa a primeira posição no ranking em transações em tempo real. O país processa, nada menos, que 41 milhões de transações diárias. Outro destaque também ocupa um território na Ásia: a Coreia do Sul. O país registra uma média de 75 transações anuais por cada cidadão. Em termos de crescimento no último ano, destaque para os 657% do Bahrein em transações online, seguido pelos 488% de Gana, os 309% das Filipinas, 214% da Austrália, 213% da Índia e os 208% da Polônia.
Em termos financeiros, considerando o valor das transações, destaque para o aumento de 482% nas Filipinas, 311% no Bahrein, 231% na Austrália e 222% em gana. Tendência mundial, nos EUA, mais de 130 instituições financeiras já implementam pagamentos online, em tempo real, o que representa um aumento de cinco vezes em relação ao último ano. Já na Europa, 56% de todos os provedores de pagamentos aderiram à pan-europeia SEPA Credit Transfer Instant Payments, uma rede que permite realizar transações virtuais em tempo real em 20 países do Velho Continente.