O futuro do consumo está ligado à evolução tecnológica das entregas em compras feitas online
Garantir rapidez e transparência na entrega estreita relação com cliente e cria fidelidade
A pandemia da Covid-19 mudou hábitos sociais e de consumo em todo o mundo. Com as restrições impostas pelo isolamento social, as compras online foram impulsionadas e o setor logístico ganhou força, mesmo em meio à crise econômica que assola diversos países. E no Brasil não foi diferente: a aplicação da mais avançada tecnologia é indissociável do sucesso quando o objetivo é otimizar o processo de armazenagem e entrega, no ciclo de experiência dos consumidores.
A chave para isso tudo está em uma pequena sigla, mas com um grande significado para o futuro: IoT, resumo de Internet of Things (em livre tradução, Internet das Coisas). Mas o que representa este conceito? Trata-se da interconexão digital de objetos “reais”, de nosso cotidiano, com a internet. Ou seja: uma grande rede de objetos físicos capaz de reunir e de transmitir dados.
Todos os caminhos levam a tecnologia encontrar a logística em uma estrada de sucesso, em todo o processo. Com a Internet das Coisas, tudo se torna possível: desde o acesso facilitado ao E-commerce – da busca à confirmação da compra – passando pela transparência e atualização da localização do produto até o momento da entrega. Isto, em deixar de citar na ponta, nos condomínios logísticos: tudo o que envolve este meio do caminho para a evolução do consumo está na geração de dados entre o monitoramento e o escoamento do estoque.