Consumidores indicam que logística é fundamental para conversão em marketplace
De acordo com uma pesquisa da KPMG, 75% das compras online são fechadas por consumidores que se sentem seguros em relação às políticas de devolução.
Se o período de isolamento foi responsável por impulsionar as vendas do e-commerce, a reabertura de shoppings e lojas de rua – muito além da vontade popular de sair de casa – mostrou que grande parcela do consumidor brasileiro ainda está profundamente ligada às compras presenciais. E entender o motivo dessa parcela de resistência ao novo modelo de vendas é a principal chave para impulsionar o comércio eletrônico, aumentando a taxa de conversão, começando pela evolução da logística no processo de compra e venda.
Prova disto é que, de acordo com uma pesquisa da KPMG – rede global de firmas independentes que prestam serviços profissionais de Audit, Tax e Advisory – 75% dos consumidores aponta a política de devolução como fator determinante para fechar compras online. Ou seja, ¾ dos compradores escolhem estabelecimentos que proporcionam facilidade e, principalmente, agilidade na entrega e, caso necessário, devolução do produto, por não conformidade com a compra.
Para complementar a afirmação, de acordo com um levantamento da Harris Interactive, empresa de pesquisa de mercado e consultoria global com sede em Chicago e Nova York (USA), aponta que 95% dos clientes decidem realizar uma segunda compra no estabelecimento online se, caso tenham solicitado na compra anterior, a realização da troca ou devolução tenha sido conveniente. Em outras palavras, agilidade e transparência são as chaves do sucesso das vendas online.