Quais são os indicadores de um bom trabalho logístico?
O campo logístico têm uma característica específica dentro de uma cadeia produtiva. Ele tem muitas tarefas agregadas em sua execução. E cada uma destas está integrada entre si, dependendo de execuções eficazes para que, no fim das contas, o trabalho seja efetuado de forma completa.
Para ajudar nesta organização, é importante que a equipe responsável pela gestão do projeto tenha indicadores da qualidade de execução de cada tarefa. Isto ajuda não somente que saibamos da qualidade de cada serviço separadamente, mas principalmente auxilia a compreender que, de maneira global, o trabalho vai bem.
Os principais indicadores, dentro do serviço logístico, estão relacionados principalmente ao tempo de execução dos serviços. Uma tarefa executada em tempo, em um contexto de outras demandas subsequentes que se conectam, é algo essencial para manter o cronograma em dia.
A qualidade da entrega também faz extrema diferença. Por exemplo, em casos de transporte, uma taxa de danos mínima significa maior aproveitamento de toda a mercadoria, torna mais eficiente o processo de produção ainda mais eficiente, de forma completa.
Por fim, uma gestão acurada do armazém é um indicador essencial no trabalho logístico. É muito importante que os dados de sistema reflitam exatamente a realidade do estoque. Seja na quantidade de produtos ou nos dados de consumo de cada um, o que gera insights para produção, logística e armazenagem.
É importante que a equipe responsável levante os principais indicadores específicos para o trabalho em questão. Assim, é possível ter uma noção integrada e panorâmica dos processos, que resulta em projetos bem executados e de grande valia ao cliente.