O que torna uma operação de e-commerce mais eficiente em termos logísticos?
O comércio digital cresce de forma expressiva em todo o mundo. Este é um fato inegável e que se tornará tendência nos mercados de consumo ao passar do tempo. Por isso, entender da melhor forma sua operação, e como torná-la eficiente, é extremamente necessário para quem está entrando no ramo agora.
Em primeiro lugar, é importante entender que a grande preocupação dos consumidores que compram online está na qualidade do produto recebido e em seu tempo de entrega. Estes são os grandes gargalos da operação online, que tornaram gigantes aqueles que os enfrentam com criatividade, como a Amazon, e retirou do mercado os que não souberam entregar soluções práticas ao problema.
A resolução destas situações não vem em uma receita pronta. Existem diversos aspectos que tornam estes gargalos muito singulares. O mercado da moda sofre com a incerteza de uma peça de roupa não servir no cliente final, fato que por si só cria uma preocupação quanto as políticas de retorno.
Assim, é importante pensar de forma inovadora. Quais são as especificidades que a dinâmica de consumo de seu produto demandam e o trabalho logístico deverá se adaptar? Ter este entendimento é um ponto extremamente necessário em todo este processo.
Aos gestores, cabe sempre tentar a implementação de políticas amigáveis ao cliente, como entregas rápidas, políticas de devolução flexíveis e comunicação eficiente e veloz com o cliente em atendimentos e reclamações. Estes pontos são básicos e fazem grande diferença no trabalho final.
Já percebemos que o e-commerce têm grande capacidade de crescimento e popularização no varejo. Para crescer ainda mais, será necessária a inovação criativa que ultrapassa os gargalos e torna a experiência do consumidor mais confortável.