A influência da localização de armazéns no trabalho logístico
Quando se pensa em um trabalho logístico e de armazenamento, existem pontos de grande influência que se tornam sensíveis variáveis no resultado final dos serviços. Uma delas é, com certeza, a localização dos armazéns e sua capacidade de escoamento.
Países como o Brasil dependem profundamente de sua malha viária para realizar o escoamento de produções. Esta infraestrutura de mobilidade, planejada em meados do século XX, é o que nos atende para realizar o trabalho de logística. Assim, temos os grandes pontos de deslocamento nacional à margem das grandes cidades.
E são estas as localidades ideais para o posicionamento de um armazém logístico em uma região urbana. Suficientemente perto do centro urbano para escoamento local, mas com acesso imediato para as rodovias que interligam o Brasil.
Este ponto tem, então, diversas vantagens em relação ao próprio contratante de um armazém, ou de um condomínio logístico. Em primeiro lugar, gasta-se menos tempo para acessar o local de carregamento ou entrega de mercadorias.
Isto significa economia de dinheiro em vários aspectos. No tempo de serviço do transporte, que entregará mais rapidamente, e também no consumo de combustível da frota, que também é reduzido por ter um período menor em movimento.
No longo prazo, também significa um ganho de eficiência no escoamento de produção. Ao somar as entregas de um trimestre, ganha-se muito tempo livre com armazéns bem posicionados, que pode ser utilizado em outras outras tarefas importantes do trabalho.
Por fim, percebemos que a contratação de armazéns ou condomínios logísticos bem posicionados, em nossa realidade, é um ponto de profunda importância no trabalho logístico em geral. Todos os condomínios logísticos da GB Armazéns possuem esta característica de localização. Conheça agora nossas opções.