As ligações entre a gestão de manufatura e a logística
Os processos logísticos estão em diversos âmbitos de uma cadeia produtiva. Por sua natureza panorâmica, o trabalho de transporte e armazenamento está inclusive envolvido em momentos muito anteriores à distribuição do produto final aos estoques das lojas de varejo.
Na realidade, a logística, em casos como de produção manufatural, se conecta à cadeia produtiva em estágios muito basilares. Ela está envolvida desde o momento da chegada dos componentes do produto na fábrica e em sua armazenagem correta.
É evidente que este conhecimento dá ao profissional logístico uma ampla noção de todo o processo de produção e desenvolvimento do produto, o que ajuda a uniformizar um bom trabalho de cuidado, tanto no armazenamento quanto no transporte dos carregamentos.
No entanto, o grande conhecimento que a logística pode transmitir à manufatura está na capacidade organizacional do trabalho. Os processos logísticos compreendem um entendimento de como se organizam, espacialmente, os recursos necessários para que uma operação funcione.
Por fim, entender qual é a maneira mais eficiente de distribuir setores de produção numa planta de manufatura se torna uma tarefa muito mais completa quando se adiciona o conhecimento logístico no planejamento. Assim, se estrutura um modelo aonde a eficiência na gestão é o centro operacional. Este entendimento é extremamente importante por parte de gestores preocupados com uma boa execução de seus trabalhos industriais.