Logística e sustentabilidade: uma relação sólida para o futuro

 em Blog

Sabemos que as discussões sobre sustentabilidade chegaram para ficar no mundo contemporâneo. Nos últimos 200 anos, a humanidade queimou uma grande quantidade de combustíveis fósseis na geração de energia, seja para consumo ou para produção de produtos ou serviços. 

E por mais que este seja o caminho que nos levou ao nível tecnológico e de conhecimento que atingimos, é também o que nos levou à proximidade de catástrofes naturais de escala global. O aumento de temperatura no planeta pode levar à elevação dos níveis do mar, fato que causará catástrofes em ilhas e cidades costeiras. 

Como consequência, um potencial desequilíbrio ambiental em todo o planeta colocará em risco nossa sobrevivência, como espécie, na Terra. O que há de se fazer, então, para revertermos esta situação? 

O setor empresarial têm um grande potencial de agenciamento neste processo. Reduzir consumos, gastos e transformar operações de maneira sustentável são ações de altíssimo valor para o fator ambiental. 

No meio logístico, temos um grande gasto com embalagens, caixas, e diversos outros materiais considerados descartáveis e com alto custo de produção em termos de emissão de gases prejudiciais ao meio ambiente. É importante prezarmos pela reutilização de materiais com este potencial sempre que possível, tornando isto uma prática sistêmica, que se torne parte da cultura da empresa. 

Todos estes pontos levam ao ponto central. Com o passar do tempo, políticas executivas de sustentabilidade passarão a ser uma prática obrigatória dentro do mercado. Não será somente uma vantagem, mas um requisito de bom trabalho. Por isso, adaptar-se o quanto antes faz parte de estar no contexto de vanguarda.

Postagens Recomendadas