81% dos consumidores já realizaram compras por smartphones, revela Panorama Mobile Time/Opinion Box

 em Blog

De acordo com a pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box, o número de transações realizadas por smartphones cresceu expressivamente em abril desde ano. Segundo o levantamento, nada menos do que 81% dos consumidores realizaram compras utilizando o celular, seja por um aplicativo ou a versão mobile de um e-commerce. Além disso, 93% dos entrevistados revelaram que, pelo menos uma vez na vida, fizeram uma compra por smartphone e, 83% destes, confessaram comprar mais atualmente pelo celular do que nos últimos 6 meses. Outro dado importante revelado pela pesquisa é que 23% dos consumidores virtuais afirmam comprar mais de uma vez por semana utilizando aplicativos em seus telefones. Uma explicação para esse crescimento é a transformação comercial de perfis no Instagram e no WhatsApp.

 

A pesquisa revela ainda que 64% dos brasileiros já fizeram compras pelo WhatsApp, líder na modalidade de compras via redes sociais. Em segundo lugar, o Instagram aparece com 46% do interesse de compras e, fechando o pódio, o Messenger, com 31%. O estudo aponta ainda que 92% dos consumidores se mostraram satisfeitos com a experiência de compras, classificando a negociação virtual com notas entre 4 e 5, em uma escala de 1 a 5 na satisfação do serviço online. E o principal motivo para as compras por aplicativos são, definitivamente, os descontos oferecidos. Essa foi a opinião de 60% dos entrevistados, seguida pelo cashback (52%) e pela entrega no mesmo dia (32%).

 

O Pix também entrou na onda de sucesso nas compras virtuais, ultrapassando o boleto bancário na preferência dos consumidores, conquistando 16% dos entrevistados. No entanto, o cartão de crédito segue como o método preferido de pagamento, com 67%. Em terceiro lugar, as carteiras digitais, com 9%, e o boleto bancário – em quarto, com 7% – fecham a lista dos principais métodos de compra (com 1% para outras formas de pagamento). Vale ressaltar que a pesquisa  Panorama Mobile Time/Opinion Box entrevistou 2.033 brasileiros com acesso à Internet e donos de smartphone, com proporções de gênero, idade, renda mensal e distribuição geográfica.

Postagens Recomendadas