Com 12,6% de aumento nas vendas, e-commerce brasileiro alcança R$39,6 bilhões em faturamento nos primeiros meses do ano
A pandemia do novo coronavírus, sem sombra de dúvidas, impulsionou as vendas do e-commerce em todo o mundo, principalmente com a impossibilidade de comprar presencialmente no período de quarentena. No entanto, mesmo com o fim da restrição do isolamento social, a tendência do consumo virtual continua a todo vapor. Ao menos é o que apontam os dados de uma pesquisa divulgada pela Neotrust: 12,6% de crescimento no e-commerce brasileiro e um faturamento total de R$ 39,6 bilhões. O número foi puxado pela alta nos pedidos em e-commerces no período, que totalizaram 89,7 milhões de compras virtuais – representando uma elevação de 14% no comparativo com os meses de janeiro, fevereiro e março de 2021.
E o principal “culpado” por essa alta é a facilidade da utilização do Pix como meio de pagamento. Para se ter uma ideia, de 2021 até 2022, a utilização de ferramenta de pagamento registrou um aumento de 4,3% para 9,7% do faturamento total das compras em e-commerces, como conta Paulina Dias, Head de Inteligência da Neotrust. Segundo ela, “o consumidor vem preferindo utilizar o Pix ao invés do boleto bancário nas compras online, e um dos fatores que pode explicar esse crescimento é a praticidade nas transações, que podem ser feitas em qualquer dia e horário, por meio do celular pessoal do comprador, além de novas funcionalidades que possibilitam um pagamento mais facilitado, como o Pix Parcelado”.
A avaliação da executiva foi complementada por outro dado importante: o cartão de crédito segue como o método mais utilizado nas compras virtuais, com 82,6% do faturamento. O que também aumentou foi o número de clientes únicos. Ou seja, aqueles que fizeram ao menos uma compra no período avaliado. Se em 2021 o número de clientes únicos foi de 23 milhões, esse número cresceu nos três primeiros meses de 2021, chegando a mais de 24 milhões. Para efeito de comparação do crescimento do e-commerce, em 2019, o número de clientes únicos foi de 13 milhões.