Pesquisa da Corebiz aponta que fim do isolamento social já impacta nos principais setores do e-commerce
No estudo, realizado com diversas marcas, os números caíram tanto na comparação entre agosto e julho de 2021 quanto entre agosto deste ano e agosto de 2020.
A pandemia do novo coronavírus, e o consequente isolamento social anunciado para contenção do vírus, impactaram diretamente a economia. E o modo de comprar também foi impactado, impulsionando o crescimento das vendas online. No entanto, passados 20 meses desde a chegada da Covid-19 ao Brasil, e a reabertura total do comércio presencial, importantes setores do e-commerce já apresentam declínio. Ao menos é o que aponta uma pesquisa da Corebiz, agência especialista em negócios digitais.
No estudo, realizado com diversas marcas, os números caíram tanto na comparação entre agosto e julho de 2021 quanto entre agosto deste ano e agosto de 2020. O primeiro deles foi o setor de alimentos: a queda foi de 23% quando comparados os meses de agosto. Já no comparativo com julho deste ano, a queda foi de apenas 2% nas vendas. Já no setor de Casa e Construção, a queda registrada entre os meses subsequentes de 2021 foi o dobro, 4%, enquanto na comparação com 2020 o dado foi positivo: crescimento de 14%.
Outro setor que amarga declínio nas vendas no comparativo somente dos meses em 2021, mas crescimento quando analisado com o ano anterior é o de cosméticos: -1% (agosto a julho de 2021) e +21% (agosto 2021 e agosto de 2020). Já as vendas de Tecnologia apresentaram 7% de crescimento entre julho e agosto deste ano, mas declínio de 8%, analisando com dados de 2020. Já no setor de Moda, quando comparados os meses de agosto e julho de 2021, houve queda de 11% nas vendas online. Essa queda é ainda maior, quando os meses de agosto de 2020 e 2021 são analisados: -18%.