Mais de um quarto dos idosos passaram a comprar online em 2021

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O aumento do uso de smartphones foi essencial para o aumento significativo dos usuários da melhor idade, os principais motivos são “Não precisar sair de casa”, “Comprar a hora que quiser” e “Preços mais competitivos do que os de loja física”

De acordo com os entrevistados da pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo, 26% dos consumidores com mais de 60 anos fizeram a sua primeira compra em um e-commerce pela primeira vez em 2021. O número, superior aos 18% de 2020, mostra que mesmo com a flexibilização dos comércios de shoppings e de rua, os consumidores seguem comprando online. Seja por medo da pandemia do novo coronavírus, seja pela praticidade da compra sem sair de casa, 43% dos consumidores informaram que ainda não estão saindo para comprar em lojas físicas.

84% dos entrevistados do estudo da SBVC, com mais de 60 anos, já compram pela internet. O aumento do uso de smartphones foi essencial para o aumento significativo dos usuários da melhor idade (de 24% em 2017 para 81% em 2021) e do uso de aplicativos como plataforma de compras (de 12% para 59%). Por outro lado, enquanto 89% compravam por computadores, em 2017, o número caiu para 55%, em 2021. 

De acordo com os consumidores 60+, os principais motivos são “Não precisar sair de casa” (69%), “Comprar a hora que quiser” (66%) e “Preços mais competitivos do que os de loja física” (58%). Em contrapartida, “Segurança” (49%) e o “Touch and feel” (47%) são os principais motivos para consumidores com mais de 60 anos seguirem com um pé atrás com o e-commerce. 

Perfil dos entrevistados: 88% têm entre 60 e 69 anos, 11% têm entre 70 e 79 e 1% com 80 anos ou mais. 63% são da região sudeste, 14% da Sul, 16% do Nordeste, 5% do Centro-Oeste e 3% do Norte. 56% tem a aposentadoria como principal fonte de renda, 14% emprego informal, 12% emprego com CLT, 4% são empresários, 2% têm rendimentos de aplicações ou imóveis e 1% são apoiados pela família. Em relação às classes sociais, 5% são da Classe A, 48% da Classe B e 43% da C.

 

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