Logística reversa: cerca de 30% dos consumidores virtuais desistem ou trocam seus itens

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Com números surpreendentes, o e-commerce brasileiro, ao menos em 2021, sequer ouviu falar em crise. Isso porque as vendas pelo comércio eletrônico só crescem e vêm ganhando, mês após mês, mais adeptos em todo o Brasil. No entanto, é importante se atentar a um dado: o número de compras devolvidas. Sim, a logística reversa também vem trabalhando a todo o vapor, já que cerca de 30% das compras virtuais são trocadas ou devolvidas no país. A informação é de uma pesquisa realizada pela Ebit|Nielsen.

De acordo com o estudo da plataforma de mensuração de dados e opinião de consumidores, o número de devoluções está diretamente relacionado ao aumento no número de compras online. Como não é cobrada do consumidor, a logística reversa é um prejuízo assumido pelos lojistas. Vale ressaltar que, considerando o grande volume de trocas e devoluções, o ato de comprar e desistir pode afetar profundamente o faturamento do negócio. 

De acordo com um relatório produzido pela Nuvemshop, um dos motivos para consumidores apostarem em e-commerces é a possibilidade de troca ou devolução dos produtos. Segundo 52% dos compradores  virtuais, a possibilidade de troca ou devolução é a garantia para novas compras. Já para 46% dos consumidores virtuais, a opção de reembolso da compra faz com que se sintam confortáveis na hora de fechar negócio em um e-commerce.

De acordo com a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), quem compra pela internet tem até sete dias para se arrepender da compra e solicitar a devolução ou a troca do produto comprado pela internet. De acordo com o site da Secretaria, “toda a vez que você compra pela internet, tem sete dias para se arrepender, contados da efetiva entrega do produto, independentemente do motivo. Neste caso, comunique o fornecedor, preferencialmente por carta, com aviso de recebimento. Nenhum valor poderá ser descontado daquilo que você pagou”. 

 

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