Logística precisa de um aporte de 8 bilhões, revela diretor do Ministério da Infraestrutura
Executivo também revelou informações sobre o Plano Nacional de Logística.
Para um futuro logístico promissor, o Brasil precisa de um consistente investimento. De acordo com o Ministério da Infraestrutura, o valor deve chegar a R$8 bilhões em investimentos no setor de transporte, sem contar, por exemplo, com manutenção de estradas e infraestrutura em portos, ferrovias e aeroportos. O valor de investimento é baseado no Plano Nacional de Logística (PNL) 2035, que ainda está em processo de produção, com o objetivo de mapear as necessidades e as oportunidades do setor logístico no país para os próximos 14 anos.
De acordo com o diretor do Departamento de Política e Planejamento Integrado do Ministério da Infraestrutura, Tito Queiroz, a produção da PNL 2035 foi impactada pela pandemia da Covid-19: “deve ser formalizada ainda neste semestre. Com o cenário fiscal mais restrito, a gente acaba tendo que fazer os investimentos por meio de parcerias”. O executivo também informou que a coleta de informações para a produção do documento que vai guiar os próximos anos é feita a partir das notas fiscais levantadas pelo Ministério, baseada nos dados de volume, origem e destino, bem como valores das cargas transportadas.
“Com esse PNL, a gente estima uma necessidade de R$ 8 bilhões em investimentos na área de transporte aqui no Ministério de Infraestrutura, tirando, por exemplo, manutenção. Uma das grandes vantagens é dar previsão para os produtores, para o mercado, do que se aproxima num horizonte de médio prazo, de 15 anos, e para os próprios investidores em infraestrutura, para eles poderem se organizar, ver o que está surgindo por aí”, afirmou o diretor.