Pesquisa aponta que vendas online cresceram pelo menos 50% para 42% dos lojistas
Estudo da Mundipagg aponta que pandemia impulsionou as vendas.
Após quase um ano e meio desde o início da pandemia do novo coronavírus no Brasil, diversos setores da sociedade foram impactados. Um deles foi a forma de consumo dos brasileiros com o e-commerce mostrando a sua força durante o período de quarentena. De acordo com um estudo produzido pela Mundipagg, as vendas online cresceram em pelo menos 50% para 42% dos lojistas em 2020. A pesquisa, realizada em uma parceria com o E-Commerce Brasil, demonstrou que as vendas cresceram 30% para 10% dos lojistas, 20% para 13% das empresas e 10% para 11% dos vendedores.
De acordo com os participantes do estudo, 13% dos empresários não sentiram um aumento expressivo nas vendas, enquanto 10% informaram que as vendas caíram no ano passado. Já em relação ao primeiro trimestre de 2021, 50% dos lojistas informaram que as vendas seguem crescendo, mas de forma mais retraída. Já para 23%, as vendas seguem crescendo no mesmo ritmo em relação a 2020. Em contrapartida, para 27% dos lojistas, as vendas caíram no período.
O estudo também trouxe outros importantes dados sobre o consumo do brasileiro. De acordo com 58% dos lojistas, o e-commerce é o principal canal de vendas, seguido pelo marketplace, com 25%. Já em relação aos consumidores, a pesquisa informa que 60% utilizam cartão de crédito para as compras online, feitas de forma parcelada. Já 17% pagaram com crédito à vista, 11% por boleto bancário, 6% por Pix, 4% por transferência bancária e 2% em pagamentos por carteiras digitais.