Marketplaces: 74% dos lojistas virtuais recorrem a parcerias com grandes sites de vendas
Além de marketplaces, vendas por WhatsApp e Instagram já superam lojas físicas
As vendas em lojas físicas já não fazem parte da principal parcela de faturamento de muitos lojistas no Brasil. Ao menos é o que aponta uma pesquisa encomendada pelo E-commerce Brasil e realizada pela Eive para analisar cases de sucesso nos modelos de vendas de quem vende pela internet. De acordo com 74% dos participantes, a melhor opção de vendas é o marketplace, seguida pela também utilização de um e-commerce próprio, escolha de 70%.
Ainda de acordo com o levantamento da Eiva, as redes sociais também estão em alta para quem vende pela internet: isso porque 52% dos lojistas informaram utilizar o WhatsApp como importante canal de vendas. Já 35% utilizam o Instagram para vender os produtos. Televendas correspondem a 4% do modelo de vendas. Já pensando em vendas presenciais, as lojas físicas só aparecem em 30% dos casos, seguida por 22% de vendas realizadas por representantes comerciais.
O estudo realizado pela Eiva também analisou o processo logístico das empresas. De acordo com o levantamento, 87% dos lojistas informaram que suas operações estão concentradas em apenas um estado. Em seguida, 9% informaram que operam em mais de 2 estados no Brasil e 4% em até 2 estados. 65% utilizam equipe logística própria, contra 35% que terceirizam as funções de entrega dos produtos.