Após 3 meses do lançamento, PIX já supera transações por TED E DOC

 em Blog

Levantamento do BTG+ mostra que sistema de pagamento instantâneo conquistou os brasileiros.

O Banco Central acertou em cheio com o lançamento do PIX. Em menos de 6 meses desde a implantação, a forma de pagamento eletrônico e instantâneo já superou os clássicos TED e DOC, de acordo com informações de um levantamento do Tecnoblog, que utilizou dados do Banco Central e da CIP (Câmara Interbancária de Pagamentos). Outra informação relevante do BC aponta que as transações referentes ao PIX já se aproximam da marca de cinco vezes superiores do que as TEDs, por exemplo. Em nota, o Banco Central informou que os brasileiros realizaram, nada mais nada menos do que, 292.986.727 transações por meio do PIX, somente em 2021. 

Em comparação, o número de TEDs realizadas foi de 53.202.010 ( -450%), considerando o mesmo período. E a explicação é simples: gratuita, a forma de pagamento não exige a autorização de intermediários para validar a transação, logo, o PIX pode ser feito, em tempo real, por 24h nos sete dias da semana – entre pessoas e estabelecimentos. Uma outra pesquisa, desta vez realizada pelo Ibope, também revelou a absorção do PIX pelos brasileiros. 

De acordo com o levantamento encomendado pelo C6 Bank – que revelou que 92% dos entrevistados já, pelo menos, ouviu sobre o PIX – 60% dos participantes do estudo utilizam e consideram o PIX melhor do que os tradicionais TED e DOC. No entanto, a falta de informação ainda é um desafio para o aumento do uso da ferramenta. De acordo com um levantamento realizado pela Inteligência de Mercado da Globo, 30% dos entrevistados informaram não saber que o PIX poderia ser utilizado para transações em lojas virtuais e físicas.

Postagens Recomendadas