Saiba quais setores vão capitanear e-commerce em 2021
Especialistas apontam que supermercados online, brinquedos, itens para home office e mercado pet são tendências de consumo para este ano.
2020 ficará marcado na história por conta da pandemia do novo coronavírus, que provocou uma série de transformações sociais. Uma delas foi a quarentena imposta para contenção do vírus, responsável pelo fechamento de lojas físicas e, consequentemente, com o impulsionamento das vendas online. Com a chegada da vacina contra a Covid-19 e a maior flexibilização, o mundo do varejo já voltou ao normal, mas a preferência pelo E-Commerce já é uma realidade do brasileiro, como indica uma pesquisa da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC): 70% dos consumidores pretendem continuar comprando em sites e aplicativos, mesmo com a reabertura das lojas.
De acordo com um estudo realizado pela consultoria Ebit/Nielsen, supermercados surgem como primeiro da lista de interesse de compras virtuais. Segundo um levantamento de lojas virtuais, 18 entre os maiores supermercados do país já atuam com a opção de vendas online. Para além de compras comuns a ida ao mercado, redes como o Grupo PA (Pão de açúcar e Extra), além do Carrefour e das redes Irmãos Mufatto, Savegnago e Sonda atuam, também, como marketplaces, o que naturalmente amplia o leque de vendas.
Outro setor a ser observado de perto é o de brinquedos e jogos. De acordo com informações da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abecomm), a categoria registrou um aumento de 434,7% somente no início da pandemia e do consequente período de isolamento social que fechou escolas e opções de lazer para crianças e adolescentes. O ticket médio (média de gasto por compra) foi de R$176,26. Em relação às marcas, destaque para a Estrela que registrou aumento de 400% nas vendas online. Já sobre as principais lojas, a RiHappy cresceu 40% no E-Commerce, no último ano.
Outra categoria de natural destaque em tempos de isolamento social são os itens para home office, já que muitas das empresas adotaram o sistema de trabalho em casa de forma integral ou híbrido, com algumas idas ao escritório. De acordo com um estudo da fintech Vee, realizado com 8 mil profissionais de 110 empresas, o valor gasto com itens ou despesas referentes ao trabalho remoto teve aumento de 189% comparado aos tempos pré-pandêmicos. Outro estudo, da consultoria IDC Brasil, apontou que 1,47 milhões de computadores foram vendidos somente no 1° trimestre de 2020, alta de 16% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Por último, o mercado pet teve um faturamento de mais de R$22 bilhões em 2020, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet). Com o isolamento social, mais pessoas adotaram pets, em um mercado que já registrava um constante crescimento na década, o que impacta em gastos essenciais com os animais, como o segmento de alimentação, que registra dois terços de vendas no setor e que, ainda de acordo com a Abinpet, movimentou 16,4 bilhões de reais.