72% dos brasileiros usou o smartphone para compras em 2020
Pesquisa realizada pelo Ebanx apontou novo hábito de consumo por conta da pandemia.
As compras online nunca estiveram tão em alta. Prova disto é que, em 2020, desde o início da pandemia do novo coronavírus, na mais nada menos do que 72% dos brasileiros informaram que realizaram transações por aplicativos no período, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Ebanx. Entre os entrevistados, 42% informaram que compraram por smartphones por mais de 10 vezes na vida, contra 32% que compraram entre duas e dez vezes, 11% que compraram uma vez e por outros 15% que nunca haviam comprado virtualmente antes da pandemia.
A pesquisa, realizada com mais de 3.200 pessoas, apontou ainda que 2021 é um ano promissor para o e-commerce. De acordo com as respostas dos entrevistados, as vendas online devem crescer 19% este ano. Tudo isso graças a entrada de 25% a mais de novos consumidores em plataformas digitais. Os números do estudo indicam, também, que o Mercado Livre, as Lojas Americanas e a OLX seguirão como os principais marketplaces do Brasil.
E ainda de acordo com o estudo, o comportamento do brasileiro em relação às facilidades digitais também podem ser vistos além das compras: 56% dos consumidores informaram pagar seus boletos por um aplicativo de banco. A chegada do PIX, meio de pagamento digital e instantâneo – e que não cobra tarifa de pessoas físicas – também promete aumentar as transações online, seguido pelos já tradicionais, mas também em crescimento, pagamentos por cartões de crédito e carteiras digitais. Outras tendências digitais são o avanço das fintechs, novas soluções logísticas e atuações mais locais dos marketplaces.