36% dos pequenos comerciantes não conhecem o PIX
Ainda segundo pesquisa da Stone, outros 77% não sabem se estão de fato preparados para a tecnologia.
Com taxa de rejeição de apenas 6,5%, de acordo com informações divulgadas pelo Banco Central, o PIX vem fazendo sucesso entre os brasileiros. No entanto, um outro dado chama a atenção: o sistema de pagamento online e imediato foi melhor recebido por consumidores, enquanto apresenta certo incômodo para pequenos comerciantes. Ao menos é o que aponta uma pesquisa da empresa de tecnologia financeira Stone. Em preocupante dado, 36% dos comerciantes entrevistados afirmaram sequer conhecer diretamente a tecnologia.
Segundo a empresa, entre as principais dúvidas dos comerciantes estão os possíveis custos e taxas que incidem o serviço, bem como insegurança e falta de confiança no meio de pagamento. Já 64% do público, de acordo com dados da Stone, se sente preparado para utilizar a ferramenta em seus negócios. Enquanto isso, 32% dos entrevistados afirmam não ter estudado sobre o PIX e, com isso, se sentem despreparados para aceitar a forma de pagamento por parte de seus clientes. Já 77% dos entrevistados apontam que, apesar de conhecer o sistema, não sabem se estão preparados para colocá-lo em prática, tanto no recebimento quanto no pagamento.
A pesquisa da Stone foi realizada com a participação de 1.065 lojistas de todo o país, divididos em diversas áreas de atuação: 34% do varejo, 23% do setor alimentício, 10% da moda, 7% da área da saúde e 16% de outros setores. Vale ressaltar que, para pessoas físicas e microempreendedores individuais, o cadastro e a utilização do PIX são gratuitos e não há a incidência de taxas para transferência bancária, no serviço que pode ser realizado, em tempo real, 24h por dia x 7 dias na semana.