Com faturamento de R$ 4.3 bilhões, venda de eletrodomésticos é destaque no e-commerce
Estudo da Neotrust/Compre&Confie aponta alta de 69,6% em relação ao último ano.
Com o isolamento social provocado pela pandemia do novo coronavírus, o e-commerce brasileiro atingiu patamares de vendas nunca antes alcançados. E um dos maiores beneficiados foi um setor não tão tradicional no sucesso de vendas online: o de eletrodomésticos. Se, antes da pandemia, preenchia um menor espaço no varejo digital, neste ano, em especial no terceiro trimestre, as vendas surpreenderam: foram registrados 4,3 bilhões de receita, de acordo com uma pesquisa da Neotrust/Compre&Confie.
O crescimento, em reais, equivale a 114,8% a mais em cifras para o setor de eletrodomésticos. Ainda segundo o estudo, no período, foram, nada mais nada menos, do que 69,6% a mais nas vendas online, em comparação ao mesmo período do ano passado, alcançando incríveis 3,4 milhões de produtos vendidos. A elevação também se deu no valor disposto a ser pago pelos consumidores, o chamado ticket médio da categoria: R$1260,20, um aumento de 26.7% em relação ao terceiro trimestre do ano anterior.
A explicação é simples: o consumidor passou a ficar mais tempo em casa, o que elevou a sua percepção sobre os próprios eletrodomésticos, além de passar a consumir mais produtos de forma online, já que o e-commerce pegou carona no fechamento parcial das lojas físicas, nos primeiros meses da pandemia. Geladeiras e refrigeradores, por exemplo, concentram 37,1% do faturamento no período citado, seguidos por máquina de lavar e tanquinho (22.9%), fogão (13.2%), freezer (4%) e Cooktop (3,9%).
Entre os principais consumidores estão as mulheres, responsáveis por 54,7% das compras de eletrodomésticos. No entanto, os homens foram responsáveis pelo maior ticket médio: R$ 1.286,00. A média da faixa etária dos consumidores é de 39 anos, com 35,7% das compras feitas por pessoas entre 36 e 50 anos, seguidos por 35,1% para consumidores entre 26 e 25 anos, 17,6% de compradores acima de 51 anos e, fechando a lista, 11,6% de vendas para pessoas com até 25 anos.
Quem mora no Sudeste comprou mais eletrodomésticos, totalizando 61,7% do total dos pedidos no terceiro trimestre de 2020. Em seguida, o Nordeste (com 17.6%), o Sul (13,9%), o Centro-Oeste (5,5%) e o Norte (1,3%).