As decisões econômicas inteligentes para a logística em nosso atual momento
O primeiro semestre de 2020 marcou um período de incertezas em todo o planeta. A imposição de quarentenas em diversos países estagnou a produção econômica, criando um ciclo perigoso para a economia mundial.
No entanto, é preciso pensar em soluções para enfrentarmos o momento e, com sapiência, retirar insights produtivos sobre novas formas de lidar com produção e distribuição, pensando em nosso meio. Assim, gestores devem avaliar seus processos com cuidado, entendendo o que pode ser desacelerado sem prejudicar todo o processo.
A logística pode ser uma grande fonte de informação inteligente neste momento. Dados sobre consumo e demanda por produtos por parte do comércio, que evidenciam quais mercadorias podem ter produção desacelerada, por exemplo, dão sustentação para boas decisões estratégicas.
É importante perceber, também, qual foi o movimento que o mercado em questão teve. Existem áreas que expandiram suas demandas comerciais neste momento. É importante saber equalizar estas realidades com o custo operacional da logística e armazenamento, que sofreu mudanças neste período.
O deslocamento de distribuição, por exemplo, costuma ter potencial de otimização, seja em rotas mais eficientes, ou mesmo em modelos de mobilidade que consomem menos combustível e dão menor custo de manutenção. É importante ter este aspecto em consideração quando se pensa em minimizar o custo geral de logística.
Por fim, gestores devem estar atento neste momento, em busca de modelos que funcionem de maneira otimizada a um período que os custos sobem, enquanto, em média a demanda tende a cair.