Tornando a administração de tarefas logísticas mais produtiva
Sabemos o quão complexa pode ser a teia de serviços logísticos que envolvem uma produção. Por isso, a organização é sempre o melhor caminho para que demandas pontuais não se tornem gargalos no trabalho, prejudicando a cadeia inteira e comprometendo prazos.
Existem exercícios cotidianos que aferem a eficiência na administração de demandas e podem ser feitos por gestores responsáveis pelo andamento do trabalho. Isto, no fim das contas, soma à eficiência geral do trabalho, e representa a solução para problemas que, as vezes, parecem complexos.
O primeiro grande ponto é a gestão real do tempo. O prazo para execução de tarefas deve refletir, em primeiro lugar, o gasto médio de uma equipe, entendendo a possibilidade de atrasos ou retrabalhos. Encurtar prazos abaixo de uma expectativa realista não ajuda a ninguém, uma vez que pressiona os colaboradores e, se não for cumprida, atrapalha a cadeia.
Isto nos leva a questão dos prazos. Acima de tudo, o cumprimento de prazos é essencial em um ambiente aonde tarefas estão interligadas. O que pode parecer algo pequeno reflete, no fim das contas, numa perda grande na produção ou distribuição. Evitar este efeito cascata é essencial para garantir a produtividade de forma integral.
Por fim, a gestão sozinha não é capaz de resolver o problema de eficiência e produtividade. É necessário uma equipe focada, que seja orientada a trabalhar com inteligência e eficiência em sua rotina. A boa motivação e gestão das pessoas envolvidas no trabalho é aspecto que mais pode tornar um trabalho logístico mais eficiente.