Armazenagem como parte da estratégia logística
O objetivo central de qualquer trabalho logístico é garantir a eficiência de um processo de produção e distribuição de mercadorias. São parâmetros a conservação dos produtos, aliadas a um tempo de deslocamento rápido, dentro do planejado, resultando, por fim, num processo com resultados.
Assim, cada função relacionada ao trabalho de produção e distribuição de mercadorias está diretamente relacionado a eficiência do serviço final. A armazenagem, por exemplo, é comumente vista como um processo alheio neste meio, uma vez que o produto não está em produção nem em movimento.
No entanto, uma boa estratégia de armazenagem é sim essencial para que se alcancem bons resultados finais. Em muitos casos, os armazéns são pouco otimizados para a dinâmica de mercadorias que recebem, e isto acaba por torná-los menos eficientes.
O primeiro grande ponto numa otimização de layouts para armazenagem é entender a configuração das mercadorias que serão recebidas. Além disso, cabe ao planejamento logístico entender qual será a dinâmica destes produtos. Quais têm maior ou menor demanda de saída? São estes os pontos que acabam por formatar o espaço de armazenagem de uma maneira otimizada.
A inteligência de lidar com estes aspectos, neste caso, deve vir de uma equipe que consiga pensar a logística de maneira integrada. Criar uma estratégia de produção e distribuição é algo complexo, mas que quando é bem executado, resulta em eficiência e ganhos para todos os envolvidos.