Recomendações para enfrentar a COVID-19 no trabalho logístico
O coronavírus já se tornou, em menos de um semestre, um grande problema global. Enfrentá-lo requer adaptações na forma de lidar com o nosso cotidiano, com o intuito de preservarmos a vida e a saúde do maior número de pessoas. As recomendações das autoridades de saúde devem ser levadas com seriedade e disciplina.
É importante, em primeiro lugar, seguir as ordens de evitar grandes aglomerações. Isso se dá pela alta transmissibilidade da COVID-19: o contato próximo com pessoas infectadas é um dos grandes vetores da transmissão desta doença. Isto justifica também a ordem de quarentena, imposta em diversos estados e cidades brasileiras e em muitos países do mundo.
Assim, funções administrativas, de escritório, devem ser conduzidas a home office por segurança. A tecnologia já nos permite executar as tarefas destas posições, mantendo o contato com colegas e supervisores, com grande facilidade. Temos que aproveitar esta possibilidade.
Posteriormente, é preciso ter grande atenção para limpeza e higienização pessoal e de ambientes. O novo coronavírus tem a capacidade de sobreviver em superfícies por dias, segundo especialistas. Assim, locais com e objetos que recebem manuseio de um número grande de pessoas devem ser higienizados constantemente.
Os colaboradores que têm funções práticas na cadeia logística, trabalhando em carregamentos, armazéns, transporte e outros postos, devem ter grande atenção para este detalhe e para sua higienização pessoal. Lavar as mãos periodicamente, e ter álcool em gel à mão sempre que possível, são medidas importantíssimas para mantermos saudável um ambiente de trabalho que não pode parar.
Por fim, a própria carga e os meios de transporte devem ser higienizados com grande cuidado neste momento. Como dito anteriormente, superfícies podem se manter contaminadas por dias, o que é perigoso em um contexto de viagens, e transmissão para diferentes localidades.
A COVID-19 é um desafio para todos nós. Precisamos agir com responsabilidade e serenidade, tendo em vista a qualidade de vida de nossos colaboradores, clientes e de nosso negócio em geral. A GB Armazéns está nesta luta, como também está toda a sociedade.