O que é o Parcel Shop e Por Que Ele Cresce Tanto nos EUA?
Presenciamos, nos últimos anos, a ascensão das economias colaborativas no mundo inteiro em diversas áreas. Elas estão ligadas à estruturação da máquina econômica contemporânea, que têm como o meio digital como um grande vetor que influencia as dinâmicas econômicas.
Entregas, caronas, aluguéis e serviços nos mais diversos ramos do mercado estão sendo influenciados por uma série de inovações tecnológicas, que ressignificam a forma que as estruturas do mercado foram dispostas historicamente. Dentro desta perspectiva, é muito difícil que alguma área não seja impactada por este novo paradigma socioeconômico do mundo contemporâneo.
Assim, podemos considerar que a logística será impactada pelas dinâmicas de uma economia colaborativa? É evidente que as tendências apontam para que sim, poderemos ter novas ferramentas e dinâmicas dentro do negócio de logística que tenham uma forte influência dos conceitos da economia colaborativa.
No entanto, a logística é um campo complexo, tanto em termos do trabalho colocado em prática quanto do desenvolvimento de um planejamento prévio, que requer tempo, estudo, ações executadas com muita cautela e um refinamento constante dos processos.
Isto tudo acaba indo contra as principais noções de uma economia colaborativa, que prevê uma certa praticidade que acaba sendo impossibilitada pela natureza do negócio. O que de fato fica da filosofia tecnológica e colaborativa para o segmento é, com certeza, a facilitação no processo de contratação, e também a ampliação do acesso a informação sobre aspectos de business intelligence relacionados a este serviço.
O modelo de comércio digital escalou de forma incrível nos últimos anos. Isto têm a ver com a também crescente popularização do ambiente digital entre a maioria do população, e também à capacidade de conexão em alta velocidade pela maioria destes usuários.
Maior tempo gasto na internet gerou maiores interações de comerciais, e assim o e-commerce se expandiu de forma muito rápida nos últimos anos. No entanto, para se adequar a este modelo de varejo, vários players da cadeia de negócios precisou se adaptar à certos gargalos e demandas dos usuários.
Certas soluções de logística surgiram para abarcar as demandas de entrega. Uma delas é o parcel shop, que já se popularizou como uma opção de entrega em grandes centros dos EUA e da Europa. Seu funcionamento se dá vinculando lojistas de pontos regionais estratégicos, como bairros, aos grandes serviços de entrega.
Assim, ao encomendar um produto online, os usuários têm a opção de escolher pela entrega a domicílio ou retirar sua encomenda em um lojista credenciado, que guardará-lo até a entrega. Este modelo viabiliza a entrega para pessoas que estão fora de casa durante todo o dia e não possuem uma forma de sua compra ser guardada com segurança até seu retorno.
Assim, o parcel shop se estruturou como uma solução simples, mas altamente efetiva para um tipo de gargalo muito comum ao e-commerce. Não requer um grande investimento em infraestrutura e consegue resolver o problema, dando uma solução às pessoas que precisam retirar seus encomendas em horários alternativos.
Este tipo de solução será cada algo cada vez mais popular dentro do mercado digital. A colaboração entre empresas torna estes serviços menos onerosos, o que viabiliza sua prática, na grande maioria dos casos. É importante estar sempre atento a implantar inovações como estas quando o assunto são mercados digitais.