As ações sustentáveis no mundo da logística
Profissionais do mercado logístico estão sempre preocupados com maneiras de tornar a execução de suas tarefas mais eficiente e consistente. Isto é uma constante desde a industrialização europeia, ainda no século XIX, que levou a uma busca pela maneira ideal de produzir e se movimentar da maneira mais rápida, segura e organizada possível.
Nos últimos tempos, no entanto, uma nova preocupação surge: a sustentabilidade. Na busca por eficiência e melhor produção, a humanidade degradou o ambiente em sua volta, sem saber das consequências destes atos para seu próprio futuro.
Atualmente, é um dever que estejamos atentos e preocupados em como manter a cadeia produtiva com eficiência, mas reduzindo a emissão de agentes poluentes na atmosfera, desacelerando o consumo de combustíveis fósseis e materiais não-biodegradáveis.
Na logística, estas ações se estruturam principalmente na execução de tarefas enxutas, com pouco consumo de recursos, reutilizando ao máximo aquilo que for possível. Em muitos casos, mantemos um padrão de descarte de resíduos que é inadequado, seja pela possibilidade de reciclagem, ou mesmo pela capacidade de reutilização do material.
Além disso, a mobilidade é um ponto central desta discussão. Optar por veículos com uma taxa de consumo eficiente, bem como estar atento a manutenção correta, são ações que reduzem a emissão de gases como o dióxido de carbono, que exacerba o efeito estufa.
Por fim, a conservação e sustentabilidade na logística se trata de um trabalho cotidiano, de ações simples, mas muito eficientes no longo prazo. Cabe aos principais entes do mercado ter responsabilidade e capacidade de liderar esforços neste sentido.